- Nem o ovo sobe o colesterol, nem comer hidratos de carbono engorda, nem é preciso beber dois litros de água diários, nem necessitamos de suplementos vitamínicos.
- Segundo a fisióloga Wendy Repovich, o importante é consumir os alimentos com moderação.
- Além disso, esquecemos que muitos alimentos contêm líquido, segundo ela.
Evite comer ovo. Beba dois litros de água por dia. Comer hidratos de carbono engorda. Durante anos recebemos conselhos como estes... mas, estarão certos?
Não necessariamente, segundo Wendy Repovich, fisióloga da Eastern Washington University, em Cheney, Washington, que trabalhou arduamente para eliminar vários mitos nutricionais populares.
Fê-lo durante uma reunião do Colégio Americano de Medicina Desportiva, realizada em Dallas.
"Comer ovo eleva o colesterol"
Este mito começou porque a gema do ovo tem a maior concentração de colesterol de todos os alimentos, salientou Repovich.
No entanto, explicou a especialista, quando se consome moderadamente, o ovo não possui colesterol suficiente para colocar em risco a saúde.
"A maioria das pessoas evita o ovo e se tiverem talvez algum tipo de risco cardiovascular, os seus médicos sugerir-lhes-iam que o façam (...) Mas, na verdade, não há muitos estudos que demonstrem que um ou dois ovos por dia modificam realmente os níveis de colesterol", disse Repovich.
"Comer hidratos de carbono engorda"
Outro mito, já que reduzi-los na dieta ajuda a perder peso pela perda de líquido que provoca a redução dos depósitos de hidratos de carbono, assinalou Repovich.
No entanto, comê-los com moderação não conduz directamente ao aumento de peso no corpo.
"É preciso beber dois litros de água por dia"
Segundo Repovich, as pessoas necessitam de substituir a perda de líquidos que se produz pela respiração, urina e sudação diárias, mas isso não soma necessariamente 1,90 litros de água.
"Vejo um grande número de pessoas que andam com uma garrafa de água na mão", disse Repovich.
"Acho que ainda pensam que têm que beber oito copos de água diários, mesmo que a maioria não se dê conta que também obtém líquido de outras fontes alimentares".
E muito líquido pode ser perigoso, advertiu, porque pode provocar um desequilíbrio do sódio no corpo, uma condição chamada hiponatremia.
"Necessitamos de suplementos vitamínicos"
Também é um mito, assinalou Repovich, que todos necessitemos de suplementos vitamínicos, ainda que tenha admitido tomá-los todas as manhãs.
As pessoas que comem frutas, verduras, grãos integrais, quantidades moderadas de diferentes produtos lácteos desnatados e a quantidade adequada de calorias, disse a especialista, é muito provável que não necessitem desses suplementos.
"Mas, em geral, como não comemos como devemos, uma simples multivitamina seria boa para a maioria", finalizou a especialista.