John Wayne Gacy, violou e assassinou 33 crianças e adolescentes, entre 1972 e 1978. Foi executado com 52 anos através de uma injecção letal, no Centro Correccional Stateville de Illinois, em 1994. O seu último jantar consistiu em frango frito Kentucky, baked beans (feijão em molho de tomate picante), batatas fritas, um batido de chocolate e morangos (que não serviram).
A pena de morte ainda é legal em muitos países do mundo, como o Afeganistão, China, Coreia do Norte, EUA, Egipto, Índia, Irão, Japão, Paquistão, Sudão e Zâmbia, entre outros muitos. Nos estados dos EUA onde está vigente a pena de morte, os condenados têm direito a pedir uma última ceia, de acordo com um orçamento máximo.
Na Flórida, as últimas refeições devem conter alimentos que possam ser adquiridos a nível local e não podem custar mais de 40 dólares. O álcool não é permitido, já que as prisões não querem problemas com os presidiários.
Os presos podem fazer o pedido dois dias antes da data da execução. Quando a comida está pronta, é levada à cela do preso umas horas antes da morte. Na Virgínia, a comida tem que ser realizada pelo menos quatro horas antes da execução. O pedido mais popular é um hamburguer com queijo e batatas fritas. A carne, o frango frito e os gelados também são comuns.
Última ceia de Allen Lee Davis @ Henry Hargreaves
Allen Lee Davis, o "Tiny", de 54 anos, condenado por roubo e 3 assassinatos, à cadeira eléctrica na Flórida, em 1999. O seu último jantar foi: cauda de lagosta, batatas fritas, camarões fritos, amêijoas e 2 rodelas de pão de alho.
Última ceia de Lewis Gilbert @ James Reynolds
Lewis Gilbert foi declarado culpado pelo assassinato de um guarda de segurança e dois idosos. Foi condenado à morte com um cocktail letal de drogas na Penitenciária do Estado de Oklahoma em 2003. O último jantar foram 2 taças de gelado de baunilha e alguns cones de bolacha.
Última ceia de Timothy McVeigh @ Henry Hargreaves
Timothy McVeigh de 33 anos de idade, condenado à morte por 168 acusações de homicídio em Indiana. Executado com injecção letal em 2001. O seu último jantar foi um quilo de gelado de menta com pedacitos de chocolate.
Última ceia de Thomas Treshawn Ivey @ James Reynolds
Thomas Treshawn Ivey foi condenado à morte por matar um empresário e um sargento da polícia, em 1993. Aos 34 anos de idade, foi morto com uma injecção letal no Instituto Correccional de Broad River na Carolina do Sul, em 2006. Para o seu último jantar pediu um donut e um batido de chocolate.
Última ceia de Ricky Ray Rector @ Henry Hargreaves
Ricky Ray Rector de 42 anos, condenado à morte por 2 acusações de assassinato e executado com injecção letal em 1992, no Arkansas. O seu jantar foi um filete, frango frito, sumo Kool-Aid de cereja e bolo de nozes. O bolo de nozes ficou "para mais tarde", segundo disse ao guarda que o acompanhava.
Última ceia de Gary Mark Gilmore @ James Reynolds
Gary Mark Gilmore cometeu vários roubos e dois assassinatos em Utah. O seu caso ganhou repercussão internacional por ter pedido a pena de morte. Foi fuzilado na Prisão Estatal de Utah, em 1977. O jantar que pediu, na noite antes da sua morte aos 36 anos, consistia em seis ovos duros, pão e café. Só bebeu o café.
Última ceia de Ronnie Lee Gardner @ Henry Hargreaves
Ronnie Lee Gardner, 49 anos de idade, condenado à pena de morte por roubo em várias casas e 2 acusações por assassinato. Fuzilado no ano 2010 em Utah. No seu último jantar tomou cauda de lagosta, filete, bolo de maçã e gelado de baunilha. Enquanto comia, esteve a ler a trilogia do Senhor dos Anéis.
Última ceia de Louis Jones Jr @ James Reynolds
Louis Jones Jr, ex-sargento das forças especiais dos EUA, foi declarado culpada do sequestro, violação e assassinato de uma colega, também das forças especiais, de 19 anos de idade, em Indiana. Foi executado no Complexo Federal Correccional Terre Haute de Indiana, no ano 2003. O seu último jantar consistiu numa selecção de frutas variadas.
Última ceia de Theodore "Ted" Bundy @ Henry Hargreaves
Theodore "Ted" Bundy, 43 anos de idade, condenado à morte por violação, necrofilia, fuga da prisão e 35 acusações de assassinato. Executado na cadeira eléctrica em 1989, na Flórida. Não quis escolher um último jantar especial e deram-lhe um jantar tradicional: costeleta mal passada, ovos fritos, batatas fritas, torradas com manteiga e geleia, leite e sumo de laranja.
Última ceia de James Hudson @ James Reynolds
James Hudson assassinou um casal de 64 anos de idade com uma caçadeira, com o antecedente de também ter disparado sobre o irmão de uns deles com a mesmo arma, dois anos antes. Condenado à morte, foi executado no Centro Correccional Greensville da Virginia, no ano 2004. Como último jantar pediu uma bolacha de água e sal e seis Coca Colas.
Última ceia de Eddie Lee Mays @ James Reynolds
Eddie Lee Mays foi condenado à morte por roubo e assassinato e executado na cadeira eléctrica no Correccional de Sing Sing de Nova Iorque, em 1963, aos 34 anos de idade. Como último desejo recusou o jantar e pediu um pacote de cigarros Pall Mall e uma caixa de fósforos.
Última ceia de Stephen Anderson @ Henry Hargreaves
Stephen Anderson, 49 anos, condenado à morte por roubo em moradias, agressão, fuga da prisão e 7 acusações de assassinato. Executado por injecção letal no ano 2002, na Califórnia. Para o último jantar pediu duas tostas de queijo, queijo cottage com rábano e milho, bolo e um gelado de chocolate.
Última ceia de Jackie Barron Wilson @ James Reynolds
Jackie Barron Wilson, culpado de violar e assassinar a menina Maggie Rhodes, de cinco anos de idade, foi condenado à morte e executado com injecção letal na Penitenciária do Estado do Texas, no ano 2006. O seu último jantar foi uma cebola crua, 2 coca colas e um pacote de chicletes.
Última ceia de Victor Feguer @ James Reynolds
Victor Feguer, culpado de assassinato no Iowa em 1963, foi condenado à morte por essa acusação. Como último jantar pediu uma simples azeitona. Segundo ele, ao comer a azeitona, uma oliveira nasceria do seu corpo como um símbolo de paz. Imagino, segundo a sua exposição, que a pediria com caroço.
As imagens deste artigo pertencem à colecção do fotógrafo Henry Hargreaves chamada "No Seconds" e ao artista britânico James Reynolds numa série de fotografias que documentam os pedidos dos condenados à morte para a sua última ceia antes da execução.
Tradução JURIS - Artigo original