Embora a ciência ainda não tenha demonstrado a ligação directa de certos alimentos no estímulo passional, a realidade é que muitas pessoas em todo o mundo fazem uso de certos alimentos para estimular o apetite sexual.
Embora existam muitas lendas sobre se são ou não afrodisíacos, o certo é que existem numerosos estudos sobre as propriedades nutritivas e estimulantes de certos alimentos que os convertem em poções e manjares exóticos capazes de aumentar o desejo.
Eis os alimentos naturais mais afrodisíacos segundo alguns destes estudos:
Mel - contém muito boro, um mineral que ajuda a metabolizar o estrogénio, a hormona sexual feminina. Estudos também afirmam que aumenta os níveis de testosterona no sangue, hormona responsável pelo desejo sexual, além de conter vitamina B requerida pela testosterona.
Ostras - com alto conteúdo em zinco que ajuda na produção de esperma e aumenta a líbido.
Banana - contém muito potássio, magnésio e vitamina B e outros elementos que aumenta a líbido masculina.
Alho - composto de alicina que aumenta o fluxo sanguíneo e facilita a circulação, o que ajudará com as erecções.
Figos - são uma fruta considerada como o mais antigo afrodisíaco. Aparece na Bíblia (a folha que cobre as "partes" de Adão e Eva) e mencionada como a fruta favorita de Cleópatra. Os gregos também a associavam com o amor e a fertilidade.
Espargos - contêm potássio, fibra, vitamina B6, vitaminas A e C, tiamina e ácido fólico. Favorecem a produção de histamina, necessária para atingir o orgasmo em ambos os sexos.
Chocolate - um alimento que potencia o cérebro, contém anandamida, o composto psicoactivo do bem-estar, pentilamina, o “composto do amor” e está relacionado com o estado de excitação, atracção e euforia. O cacau também contém triptófano, um componente do neurotransmisor serotonina, que facilita o sentido de bem-estar e o relaxamento.
Manjericão - uma erva que tem muitas feições benéficas para o corpo, além de se pensar que o seu aroma é afrodisíaco ou estimulante.
Amêndoas - representam a fertilidade, o seu cheiro representa a paixão nas mulheres segundo os poetas. Contêm altas quantidades de vitamina E, magnésio e fibra.
Abacate - rico em ácido fólico, vitamina B6 e potássio, melhorando o sistema imunitário.