A soja, o tofu, os cereais e os frutos secos são os ingredientes fundamentais para dar forma a estas novas e nutritivas receitas vegetarianas
Os hamburgueres vegetais são mais uma forma de expressão do receituário vegetariano, semelhantes em aspecto, textura e forma aos típicos de carne, mas com uma diferença substancial no seu valor nutritivo. A forma de apresentação é muito variada, dependendo do ingrediente mais abundante que marque o seu sabor (tofu, soja, frutos secos, etc.).
Fazem parte, sobretudo, da alimentação de quem segue uma dieta vegetariana e podem servir como um passo progressivo para os que se iniciam na mesma. Não obstante, a suavidade do seu sabor e as saudáveis propriedades nutritivas tornam-nas idóneas na dieta de qualquer pessoa, seja ou não vegetariana.
Valor nutritivo adicional
Os hamburgueres elaborados só com ingredientes vegetais, além de serem muito simples de preparar, têm interessantes propriedades nutritivas.
O emprego de grãos de soja ou produtos derivados (tofu, tempeh) na sua elaboração assegura a presença de proteínas de alto valor biológico.
A combinação da soja ou de outros legumes com cereais variados (arroz, cuscuz, milho) ou destes com frutos secos, são outras possibilidades de onde se obtêm, só com vegetais, proteínas de excelente qualidade equivalentes às de origem animal.
Se se elabora um hamburguer vegetal com lentilhas e arroz, ou com arroz e nozes, além dos vegetais escolhidos, obtém-se um alimento com proteínas de qualidade tão boa como os hamburgueres de carne ou pescado, com a vantagem de menor quantidade de gordura saturada e nada de colesterol.
O papel do pão
O pão com que se acompanham os hamburgueres, assim como os cereais ou os legumes utilizados, contribui com quantidades interessantes de hidratos de carbono complexos, fonte de energia para o organismo.
O pão pode ser de centeio ou de mistura de cereais pela sua riqueza em fibra; pão de forma, pela sua textura mais suave ou pão de passas, se se deseja dar um toque doce à receita. Quanto mais artesão e natural for o pão, maior será a sua qualidade nutritiva. Os pães comerciais, em regra, têm mais gordura, componente que proporciona uma particular esponjosidade.
No percurso do valor nutritivo do hamburguer vegetal, as verduras e as hortaliças escolhidas para a mistura são alimentos que enriquecem a receita em nutrientes reguladores e marcam, a par com o resto dos ingredientes, a diferença nutricional entre estes hamburgueres e os de carne.
O resultado é um alimento de uma qualidade nutricional adicional: proteínas de alto valor biológico, gorduras insaturadas saudáveis, importante aporte de carboidratos e energia, mais variedade de vitaminas e minerais, mais fibra e mais antioxidantes, num prato saboroso, nutritivo e saudável.
Estes alimentos, apesar de serem mais consumidos por pessoas vegetarianas, tornam-se numa forma de diversificar os menus e variar qualquer dieta.
Com a mão na massa
O arroz ou a farinha de cereais são alimentos que ajudam a dar textura e consistência aos hamburgueres vegetais
Na elaboração dos hamburgueres vegetais, além dos alimentos citados, podem utilizar-se outros ingredientes que contribuam em sabor, textura e consistência próprias dos hamburgueres. Alguns destes elementos são o arroz ou a farinha de cereais (se se desejar, pode empregar-se clara de ovo para ligar), que se misturam com o resto de ingredientes, amassam-se e moldam-se até obter a sua forma típica.
Se se quer dar mais um toque acentuado de sabor e cor, pode empregar-se uma grande variedade de ingredientes, como diferentes verduras picadas (cogumelos, azeitonas, cebola, tomate, abóbora, pimentão, aboborinha...), além de qualquer especiaria, condimento ou erva aromática.
Os hamburgueres vegetais cozinham-se do mesmo modo que os convencionais. Podem preparar-se na chapa, na grelha ou assados no forno. O acompanhamento pode ser qualquer verdura ou hortaliça da época, crua, salteada ou assada. Todos os ingredientes no seu conjunto transformarão um simples hamburguer vegetal num delicioso manjar.