Este artigo está disponível no formato standard RSS: https://jurispro.net/doc/data/artpt.xml
Observar o voo coordenado de um bando de aves é um espectáculo da natureza. O aparente caos não existe. Tudo tem uma ordem que, graças a um estudo agora realizado, permite-nos começar a compreender.
O biofísico Tamás Vicsek da Universidade Eötvös Loránd, de Budapeste, (Hungria), coordenou a primeira investigação que permitiu descrever a hierarquia que existe num grupo de aves em voo livre.
Uma pomba com um emissor GPS que só pesa 16 gramas para estudar o seu voo
Colocando uma pequena mochila com um GPS a um grupo de pombos-correio, observou-se como os bandos seguem um líder. E mesmo que, em pleno voo, às vezes, alguma pomba se ponha em primeiro lugar, é o líder o que marca o caminho. Como um chefe de esquadrão a pomba líder dirige as outras. O vídeo que se segue mostra como as aves fazem o caminho de volta a casa:
Os autores do estudo assinalam que as aves têm preferência pela visão com o olho esquerdo. Isto significa que as aves situadas à direita provavelmente têm menor categoria dentro do grupo que as aves à esquerda já que utilizavam a visão esquerda para seguir os movimentos.
Também assinalam que este complexo comportamento, fruto da evolução, é mais eficiente. Neste outro vídeo o bando de pássaros realiza um vôo livre: