Menu
Qui Quae Quod
Pesquisar
|
ARTIGOS DE FUNDO II - WePad
Este artigo está disponível no formato standard RSS: https://jurispro.net/doc/data/artpt.xml
O iPad da Apple foi posto à venda nos Estados Unidos há pouco mais de uma semana e já saíram concorrentes nos quatro cantos do mundo.
Um deles é WePad, a aposta alemã desenhada pela Neofonie e apresentada oficialmente ontem à tarde em Berlim aos meios de comunicação social.
Os criadores asseguram nesta nota de imprensa que este computador de última geração “proporciona aos utilizadores adultos, geralmente com pouca ou nenhuma experiência com computadores, a possibilidade de ler o jornal em linha ao mesmo tempo que poderão transformar as fotos em vídeo ou obter informação personalizada, assim como conversar com os seus escritores favoritos ou discutir temas com outros leitores”, entre outras.
Características
Com um ecrã táctil de 11,6 polegadas e uma resolução de 1366×768 pixeis, WePad conta com novidades em comparação com o iPad.
Entre elas, é de destacar uma webcam de 1,3 megapixeis na sua parte frontal e duas portas USB, assim como um leitor de cartões, um modem UMTS e compatibilidade com Adube AIR e Flash, e com todos os formatos standard de ebooks. Vejamos uma comparação mais detalhada no quadro a seguir.
Além disso, conta com uma bateria de aproximadamente 6 horas de duração, incorpora também um sensor de luz ambiental, um acelerómetro, alto-falantes estéreo, saída de áudio e a possibilidade de acoplar um GPS, assim como Bluethooth e Wi-Fi.
Tudo isso permitirá ao utilizador “navegar pela Internet, ver vídeos do YouTube, consultar o email, conversar com amigos em redes sociais, e muito mais. Pode-se mesmo trabalhar um pouco, se for absolutamente necessário. "O mais importante: criamos um sistema aberto, para que todos possam participar”, apontam os criadores.
A maior qualidade do WePad é, sem sombra de dúvida, basear-se em softwares livres, por isso, para ouvir o utilizador não terá de comprar a licença do iTunes, como acontece com o iPad, nem adquirir o pacote de iWork para escrever documentos de texto. Pelo contrário, será o utilizador a escolher que software quer usar em cada caso e poderá fazê-lo com numerosas aplicações que poderá descarregar e instalar.
O sistema operativo de WePad será Linux, que proporciona suporte para Android e aplicações de Adube AIR, entre outros.
Vários modelos
Da mesma forma que o iPad, serão comercializados dois modelos: um de 16 Gb de armazenamento e Wifi por 449€ e outro com o dobro da capacidade de armazenamento, de 32 Gb e 3G, cujo preço rondará os 569€, segundo dados de Neofonie.
Ambos os modelos têm em comum um processador Intel Atom N450 a 1,66 Ghz, flash, Bluetooth 2.1 e uma câmara de 1,3 Mpx.
WePad, Courier,… vs. iPad
Multiplicaram-se os anúncios por parte das principais empresas de telecomunicações nos últimos meses sobre o lançamento dos seus próprios computadores tablet.
A HP poderá lançar neste verão o Slate, equipado com Windows 7. Courier poderá ser a aposta da Microsoft para esta área de mercado, com um tamanho reduzido e fácil de levar, uma vantagem sobre os concorrentes. Estes são alguns exemplos da gama de tablets que foram aparecendo ultimamente no mercado.
Os computadores não estarão à venda na Europa até ao verão.
Criado em: 13/04/2010 • 10:23
Actualizado em: 13/04/2010 • 10:25
Categoria : ARTIGOS DE FUNDO II
Imprimir
Comentários
Ainda ninguém comentou. Seja o primeiro! |
|
SOS Virus
Computador lento?
Suspeita de vírus?
--Windows--
Já deu uma vista de olhos pelas gordas de hoje?
PREFERÊNCIAS
|